domingo, 23 de janeiro de 2011

De Onde Vem Essa Sensação de Vazio?


De onde vem o sentimento de vazio que está matando os seres humanos?


By Davi Marau

Podemos começar pensando que talvez a origem desse sentimento tenha como fato gerador a distancia que sentimos do nosso Deus.
Com a queda, o homem entrou em uma profunda crise de vazio existencial, que de geração em geração, cada vez mais vem aumentando. Fora do Eden, longe de seu criador e em linha reta para o desespero, o ser humano adquiriu para si proprio o direito de cumprir o seu proprio destino, e caminha na constante busca de uma felicidade que em parte alguma encontrara, a nao ser em Deus, o seu criador. Nunca a terra teve tantos habitantes, e com isso tambem nunca houve tantos problemas.

Segundo a psicologia, todo homem tem uma mente e um corpo.
Os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas, são definidos como uma ciencia interdisciplinar que integra diversas especialidades chamada de psicossomatica. Então, psicossomática é uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, emocional, psíquico, espiritual, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar. Temos visto que muitas pessoas vem sofrendo com a depressao, sindromes das mais diversas, heranças geneticas que tem contribuido para as mais variadas doenças. O fato é que toda a sociedade está adoecendo, e quando as pessoas nao sofrem com doenças patológicas, sofrem por algum problema psicológico. As pessoas estão mais preocupadas com o corpo do que com sua mente. Decartes disse: "penso, logo existo". Isso quer dizer que nossos pensamentos podem influenciar os nossos comportamentos. A Biblia diz: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que e verdadeiro, tudo o que e honesto, tudo o que e justo, tudo o que e puro, tudo o que e amavel, tudo o que e de boa fama, se ha alguma virtude, e se ha algum louvor, nisso pensai. Todo ser humano é um ser pessoal, isto é, dotado de inteligencia, vontade e sentimentos. Fazendo a aplicaçao desse texto em nossas vidas concluimos que precisamos pensar em coisas boas.

Quando uma pessoa está em Cristo, esse vazio e extinto de dentro de nos e começamos entao a pensar em como e bom viver com Cristo, esperar em Cristo e aguardar em silencio a sua Salvação (Lm 3: 26).
Deus nos preenche, nos enche, nos transforma, nos molda segundo o beneplácito da sua vontade.

A Biblia diz: "chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós".

A verdade é que, mesmo tendo sidos regenerados pelo poder do evangelho, ainda não alcançaremos satisfaçao total nessa vida. Aliás, isso (satisfação total) é utopia. Será que todas as pessoas sabem disso? A Biblia diz que, "Deus limpara de nossos olhos toda a lagrima; e nao havera mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque ja as primeiras coisas são passadas". Ap 21:4 Esse texto, traz-nos a uma interpretaçao futurista e não contemporanea. A Biblia diz: "Porque para mim tenho por certo que as afliçöes deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada".
Um dia esse sentimento vai passar.

Essa é uma das promessas bíblicas que mais nos conforta quanto a nossa atual situaçao.
Entao, por que ainda sentimos falta de Deus, e por conseguinte nos sentimos vazios? Talvez porque erramos muito e nao conseguimos nos perdoar por nossas falhas, e talvez por isso ficamos tao tristes; talvez, nos sentimos assim, porque exigimos muito das pessoas quando na verdade deveríamos viver a nossa vida sem esperarmos nada em troca por nossas atitudes humanitárias; talvez porque fazemos muita expectativa diante de seres humanos que poderão a qualquer momento nos decepcionar; talvez porque ainda precisamos aprender a nos calar quando alguem nos questiona, e talvez devessemos fazer como Jesus que sempre que era questinado respondia com uma pergunta.

Talvez assim nao precise falar depois de ouvir todas as respostas.


Talvez nao devessemos devolver as ofensas, imaginárias ou reais. Ofensa devolvida é candidata a ofensa devolvida, numa espiral cujo fim nao se pode prever, mas se pode prevenir. Caso esse sentimento nos pegue de assalto qualquer dia desses, precisamos nos lembrar que, se estamos tristes, quer dizer que Deus quer que voltemos ao nosso primeiro sentimento por Ele, e quando nos voltamos para Ele essa sensaçao automaticamente passa. A Biblia diz, que " a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvaçao da qual ninguem se arrepende; mas a tristeza deste mundo opera a morte". II Co 7:10

Temos dois tipos de tristeza nesse texto: A de Deus e a do mundo. A tristeza segundo Deus nos leva de volta a Ele para vivermos em comunhao com Ele de eternidade em eternidade; e a do mundo é que tem feito as pessoas cometerem suicídios quando nao sabem a quem recorrer nas horas difíceis que enfrentam nessa vida. Conclusao, fiquemos com a tristeza segundo Deus. Que possamos lembrar das lindas palavras que Agostinho disse: "Criaste-nos para vos, mas o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em vós". Senhor, a nossa alma anseia por ti!
"Conhecamos e prossigamos em conhecer o Senhor". Os 6:3

5 comentários:

Sarah Farias WatchGirl disse...

Meu amor, sempre quis um esposo que escrevesse assim....Parabéns!

Deus vai te usar muito!

Davi Marau disse...

Obrigado pelo elogio meu amor! Depois que voce entrou na minha vida, tenho sentido vontade de realizar muitas outras coisas para a gloria de Deus...Ele me inspira e a minha outra metade tb...kkkk...te amo!

Elisyanne Buarque disse...

Texto impecável!
Felicidades para vocês!

lirayth disse...

AS PESSOAS ESTÃO VAZIAS PQ NÃO FAZEM O QUE DEVEM FAZER... TUDO O QUE EXISTE FOI CRIADO POR DEUS E PARA DEUS! PORTANTO, TUDO E TODOS DEVEM ADORAR AO CRIADOR! QUANDO A CRIATURA NÃO ADORA AO CRIADOR, O RESULTADO É FATAL! QUE DEUS NOS AJUDE A ENTENDER PQ ESTAMOS AQUI.

lima disse...

adcc adadolescentes.blogspot.com

vc esta la