segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cuidado Com o Topo...Se é Que Chegou no Topo!



Todo mundo quer o topo! Todo mundo! Até quem nunca percebeu isso.

Eu, por exemplo, não lembro do dia que desejei, planejei, ou "pleiteei" para chegar no topo, mas, mesmo não tendo esse comportamento mais agressivo, com certeza, eu quis e quero provar a vista de lá de cima! Seja no meu relacionamento com Deus, ou no relacionamento com as pessoas, ou com o mundo das realizações.

Querer é bom. Conquistar deve ser melhor ainda.

O problema é quando a gente acha que chegou sem ter chegado; é quando confundimos a vista e o clima do meio da subida com a vista e o clima da chegada do tão esperado pico da montanha.

Sabe aquele calouro que acabou de ingressar em uma graduação? Sabe aquele estudante que acabou de passar em um concurso federal? Sabe aquele cantor que tá saindo do anonimato? Aquele pregador que a agenda tá ficando lotada? Aquele Pastor que, em um mês, arrecada dinheiro que não ganhou a vida toda? Aquele empresário que os negócios começaram a fluir sem ajuda dele, naturalmente? Aquele ministro que, quando canta, ora, ou prega, o povo chooooooora, se arrepia, se converte, é curado, é liberto? Aquele candidato que foi mais votado? Ou, até aquele que entrou se arrastando, mas entrou?


Topos. Uma espada de dois gumes. Um mix de sensações, experiências, desafios, desafetos, perdas, ganhos, erros e acertos. Tudo isso numa velocidade tal que, na maioria das vezes, não dá nem pra processar, ou até senti-las; na velocidade com que se fazem negócios no século XXI; na velocidade com que se conhece gente; com que se tornam amigos ou inimigos; na velocidade com que uns se levantam e outros caem; na velocidade que a natureza destrói cidades inteiras retomando seu espaço; com que se troca de emprego; de marido; de igreja; de curso; namorado..aliás, a fila anda não é mesmo?.....que equívoco!

Esta velocidade aumenta o risco dos conflitos que nos esperam lá em cima. Imagina ter que tomar uma decisão ou mais de uma decisão em um mesmo dia e você não se sente totalmente seguro a respeito do que deve fazer, mas também sem tempo pra colher mais informação, orar mais....e, se você estiver fragilizado emocionalmente justamente neste dia?

É onde entra Salmos 90.12:
"Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios."

Nesse dia, se aquiete! Se encolha na graça de Deus, se encolha debaixo das asas dEle! Esses dias podem nos matar, podem roubar nossa alegria, podem nos forçar a um erro de consequências irreperáveis. Então, calma! O mundo pode esperar! As pessoas podem esperar! Ore mais! Pesquise mais! Pense mais! Esta atitude significa reconhecer nossa limitação. Não somos deuses.

Achar que o topo é um lugar seguro é ingenuidade. Achar que o topo é eterno e irremovível é utopia. A roda gigante só pára quando tá desligada, quebrada, ou com falta de energia. Sabendo disso, precisamos de um ponto fixo. Eu poderia representar o ponto fixo como um cofre que deve ser bem guardado e levado pra onde você for. Como a Arca da Aliança, por exemplo. Neste cofre, estão guardados suas lembranças, seus valores, as pessoas que te ajudaram a subir, as que não acreditaram em você, sua história, suas lutas...ali, estão o cheiro do seu passado, da comida, da roupa, do perfume, da escola, dos pais, dos amigos, dos mestres, dos lideres, dos empregos, das faculdades, das experiências com o Senhor,etc.

-Oh! Deus! Dai-nos mais inteligência!

Eu não tenho problema com minhas lembranças - até as mais dolorosas. Gosto de lembrar dos cheiro das coisas e comparar com o meu presente. Eu aprendo muito com isso. Se suas lembanças lhe incomodam, peça com sinceridade que venha o tempo de Manassés - O Senhor me fez Esquecer! Vai chegar um tempo que você vai rir do passado com satisfação.

Infelizmente, algumas coisas passam, e, algumas pessoas também. Não porque queremos, mas porque a vida sempre foi assim. Só nos resta entender quem vai, quem fica! O que vai e o que fica! Aceitar o que não se pode mudar e mudar o que dá pra mudar. E, amar a Deus sobre todas as coisas! Amar, amar e amar.

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Isaías 26:3

Que bom que Ele nos conserva!

Cuidado meus amores, cuidado.

7 comentários:

Elisyanne Buarque disse...

12Como o Senhor é maravilhoso, qndo li essa postagem... aiaiai,O Senhor fala por onde a gente menos espera!
amei, bjs.

Eloisa Carla ♥ disse...

Sem palavras !!!!
Simplesmente EDIFICANTE.. meus olhos encheram de lágrimas.. me fez parar e pensar nos momentos q já passei.. pessoas especiais que passaram pela minha e que hj não estão mais aki !! me fez lembrar de cada momento, cada experiencia...
Me fez refletir, que apesar de TUDO vale a pena viver !!! vale a pena viver uma viva p/ o Senhor Jesus, vale a pena abrir mão de muitas coisas por amor a Ele..

Só posso dizer.. Muito OBRIGADA por compartilhar esse momento com todos nós santuxos !!!
Bjos amor !!! ♥

Davi Marau disse...

Que lindas palavras meu amor!
Seria ótimo se todos nós fizessemos essa retrospectiva mental de vez em quando.
Talvez assim poderiamos evitar a soberba, ja que Davi escreve no Salmo 19:13: "Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão". A medida em que você faz uma reintrospecção limpa o seu coração e o deixa aberto para a realidade de nossa existência e também a de outras pessoas, se preoculpando muito mais com as necessidades dos outros, como Jesus assim o fez, e servindo com mais excelência a Deus. O autruísmo nos traz a certeza que nascemos de novo com Cristo. Só seremos melhores, quando observarmos que tem pessoas vivendo em um estado deplorável e calamitoso, e que apesar de tudo que vivemos somos previlegiados por tudo que temos!
Adorei a postagem.
Bjs.

Sarah Farias WatchGirl disse...

Elôooo! e Eliiii.rsrs, obrigadaS!

E..meu amor(Davi, eu adoro quando você comenta!

Unknown disse...

DEUS É FIEL!!! ELE FALA SEMPRE!!! A INTERNET É CANAL DE DEUS TAMBÉM!!!

Eloisa Carla ♥ disse...

Ficou parecendo nome de dupla sertaneja.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E agora com vcs... ELÔ E ELI !! rsrrs

Continuo sentindo o cheiro Sarinha.. já sabe de q é né ??? ;-)

Elisyanne Buarque disse...

kkkkkkkkkkkk dupla sertaneja shuashuahua essa foii boa.