terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Pai-de-Santo" Orienta, Na Gazeta, a Outros Pais-de-Santo a Evitarem Passar na Multieventos no Dia 08/12 Por Causa do Maceió de Joelhos 09



Primeiro, obrigada a minha amiga Flavinha pela informação. E...meu amigo Jazanias, obrigada pelos livros.

Saiu em vários veículos de comunicação ligados à Organização Arnon de Mello (Gazeta), a entrevista com o "Pai-de-Santo" Célio Rodrigues em virtude do dia o8 de Dezembro - onde é comemorado o dia de Iemanjá(candomblé) e da Conceição(católicos) - pra mim, a merma coisa - em todo o Brasil.

A entrevista tinha como o objetivo desmistificar o conceito que as pessoas ainda têm a respeito da "cultura afro-brasileira"...MACUMBA - no popular merrrmo! Respeito a iniciativa de ambos (o entrevistado e a empresa midiática) mas exercendo meu direito de livre expressão... - como desmistificar algo que é NATURALMENTE E INDUBITAVELMENTE místico? Como achar natural jogar flor a uma entidade que, entende-se, vive nas águas, é feita de água, protege quem tá na água, mas que, ao mesmo tempo, se mostra como uma mulher linda parecendo a virgem Maria vestida de azul? É a mesma coisa que tentar desmistificar a sereia, o Papai-Noel, o Saci Pererê...Tudo isso é espiritual e ponto fina.l

Olha..é tanta coisa sem nexo neste mundo.

É por isso que a Bíblia diz logo: Deus é espírito e importa que os que O adorem, o façam em espírito e em verdade. Com Deus não tem enrolação. o Cristianismo NÃO é cultura árabe-brasileira; ou anglo-brasileira; ou americano-brasileira...Assim como macumba NÃO é cultura afro-brasileira. Em todo lugar do planeta tem macumba, só muda o nome, as entitades e os ritos. Ambas são religiões que unem o homem ao transcedente e fazem parte, por sua vez, da cultura das comunidades que as praticam. Tem um trecho da matéria onde o entrevistado defende o ensino da História da África nas escolas. Gente, com tanta coisa pra se aprender nesse Brasil, pra onde a gente vai estudar um continente onde seus deuses e sua cultura não conseguem vencer a AIDS, a fome, as guerras civis, etc? Acho que não tô falando nada em grego né?

Religião é religião e pronto. Tem que ser respeitada? Sim. Agora tranformar religião em cultura simplesmente, na - na- ni - na - não! Pode ser cultura religiosa...mas num venha tirar o espiritual não, por favor! É como tirar a cafeína do café.

O intrigante desta história é que minha assessoria recebeu uma ligação da redação da Gazeta na mesma terça, dia 08. Primeiro uma jornalista ligou pedindo informações sobre o Maceió de Joelhos dizendo querer uma entrevista comigo. Depois liga outra jornalista - com uma certa implicancia - perguntando coisas que nem diziam a respeito do evento. Como eu estava me preparando para dar uma entrevista à TV Pajuçara, fiquei sabendo através de Jeysa. Assim que pude retornei a ligação para dar uma explicação melhor sobre o evento e a mesma jornalista me recebeu com uma sutil hostilidade.

Qual a minha conclusão de tudo isso?

Esse povo aguenta tudo que for de absurdo neste mundo menos a nossa verdade - pra eles, um absurdo!. Querem uma perninha pra nos criticar, diminuir e expor. Essa senhora jornalista até ironizou das nossas orações ( sem riqueza de detalhes) e eu fiquei muito, mas muito chateada. Quando retornei a ligação, ela falou que não iria colocar em pauta o evento pois já estava em cima da hora...eu a enterrompi e disse: " - o Nosso evento NÃO precisa mais de divulgação(investimos pesado, todo ano, em divulgação). Tudo já foi feito, liguei, apenas, para esclarecer que o Maceió de Joelhos acontece anualmente e objetiva levantar um clamor coletivo por alguma necessidade comum - que é escolhida a cada ano - ao nosso Deus."

Isso parece ser tão difícil de entender né? Mas se fosse uma orgia coletiva, ficaria mais compreensível - me perdoem a expressão, amados leitores.

Pois esse Brasil que se prepare, porque a geração de crente que tá vindo não lembra em nada os evangélicos desinformados, fora de moda, descriminados, marginalizados, humilhados, do século passado. Com todo respeito à igreja poderosa que foi a igreja do século XX. Só refiro-me à maneira como éramos vistos e tratados. Lembro que quando eu passava na escola meus colegas falavam: A Paz do Senhor, irmã! e eu baixava a cabeça, porque minha mãe me instruía assim. Hoje, seja no banco, seja em qualquer instituição, NÃO ZOMBEM DA MINHA FÉ! Se não...voces vão ouvir também!

Com toda minha "chiqueleza", elegância e simpatia, eu oro antes de qualquer refeição em qualquer restaurante. Baixinho, sem incomodar. Com cabelos sedosos e brilhantes, ao cheiro de um bom perfume francês, montada em um belo par de sapatos, com um look atual e graciosidade, elevo o nome do meu Deus e apresento ao mundo a nova geração de evangélicos: inteligentes, radicais, ousados e altamente convictos! E tudo temperado pela santidade conquistada através oração e leitura da Palavra.

Aí vem o desfecho final: O homem disse que o nome do evento era Xô Satanás...que equívoco. E que os seus colegas não passassem por lá para evitar um confronto. Sem Comentários!
Bem, conheço Pai-de-Santo e sei exatamente como é a vida e as lutas dessas pessoas, por isso convoco a igreja a não deixar de orar por cada um deles. São pessoas muito legais - os que conheço são muito prestativos - e merecem o nosso respeito e nossa oração. Só sinto pelos equívocos dissiminados por alguém que sempre vai tentar nos afastar do nosso verdadeiro propósito de vida.

Confira a matéria:http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=191149

Fonte: Gazeta Web
Foto: Google Imagens

6 comentários:

Aline Lima disse...

Tenho acompahado seu blog. Parabéns! Sua opinião é mt bem colocada... Deus te abençoe mais!

yara santos disse...

Sarah minha mãe espiritual! olha só quero te dar parabéns por 2coisa primeira pelo seu cd que fico extremamente lindo! e segundo pelo Maceió de joelhos que foi lindo Sarah cada dia tenho mas certeza que vc é usada por Deus te amo muito!

Minha Terra disse...

Parabéns pela sua obediência ao SENHOR, é difícil essa luta, Os intelectuaisxespirituais.Noto q mesmo sendo ´muito de nós evangêlicos graduados, pós graduados somos sempre considerados por muitos"intelectuas" como povos bárbaros ou na melhor das inteções IGNORANTES, qdo simplesmente não concordamos com eles(nao estou dizendo q somos melhores do q os crentes q não tiveram a oportunidade de estudar, sei que o SENHOR, prepara os ESCOLHIDOS e não escolhe os doutores ou seja lá quem for por TÍTULOS dados e criados por mãos humanas)Deus olha o CORAÇÃO.Não fugindo do que quero dizer- Os cientistas, os Professores, doutores que estudaram e estudam por anos, séculos não conseguem definir, conceituar o que é VIDA, e como tudo q a ciencia afirma tem q ter provas, fatos, expriementos para o SÉRIO conhecimento CIENTIFÍCO ser veídico e o SENHOR DEUS, não pode ser mensurado, nem colocado em tubos de ensaio por exemplo, eles o negam embora muitos cientistas acreditem no que nao tocam e nao vêm de forma concreta e explicável pela ciência.Preferem continuar a estudar a terra e toda forma de vida criada por Deus mais esquecem do próprio CRIADOR.
Deus existe você crendo ou não.
Espero ter conseguido ser clara em meu comentário.

Unknown disse...

É Sarah, realmente é muita coisa sem nexo! eu paro para pensar mais não entendo! nem dar para entender! como é que essas pessoas perdem tanto tempo, criticando um evento maravilhoso como esse que veio para abençoa o nosso estado. se eles soubessem o quanto esse evento tem abençoado a nossa vida,
tenho certeza que não fariam tantas criticas absurdas .
aiaiaiaiiaiiii...
bojs fica na paz !

Unknown disse...

A resposta para esse furdunço todo por parte do pai de santo é pelo simples fato dos seus guias e orixás se sentirem ameaçados, ficam apavorados na possibilidade de que algum seguidor do cadomblé seja quebrantado pelas ministrações e louvores a ponto de ser convencido pelo Espírito Santo de Deus e consequentemente ser convertido, pois, uma vez abraçados pelo perdão e amor de Deus estas pessoas servirão de instrumentos poderosíssimos nas mãos do Criador para desmascarar as artimanhas do Diabo, o verdadeiro mentor desta "cultura" ou "religião", pois um império dividido não subsistirá.

Sarah Farias WatchGirl disse...

Meus amores...obrigadaS!