domingo, 4 de março de 2012

Até onde sou eu e a partir de onde é você?



Cada vez mais fica difícil pra nós separar um tempo pra refletir, analisar e ponderar nossas atitudes e a dos outros nas circuntâncias trazidas pelo curso natural da vida.

Uma coisa sou eu , outra coisa é o outro. E outra coisa, ainda, é o "todo".

A vida passa tão rápido que não percebemos como vamos adiquirindo novos hábitos, novas formas de ver e viver...tudo fica meio acelerado e atropelado.

Estava observando os caminhos do viver e percebi que o equilíbrio é, talvez, o bem mais precioso pra alcançar um nível de compreensão elevado da nossa jornada efêmera aqui na Terra.

Equilíbrio.

Uns são muito egoístas, outros muito altruístas, uns muito ativos, outros muito passivos, uns muito falantes, outros muito calados, uns muito ousados, outros muito tímidos, temerosos. Quando junta toda essa variedade de características humanas mais o excesso de indução midiática ao ativismo, mais nossa cobrança interna, mais a cobrança externa incluindo comparações com o(s) outro (s), nossa cabeça vai a mil e se você não souber exatamente quem você é em sua totalidade, vai acabar perdendo virtudes que não devia perder e ganhando defeitos que não deveria ganhar.

Quando eu era criança até uma certa parte da minha adolescência, eu podia ser considerada uma das garotas mais ativas e velozes do meu cotidiano. Fazia mil coisas ao mesmo tempo e não conseguia entender porquê o mundo era tão devagar. Chegav, inclusive, a machucar pessoas que tinham um ritmo diferente do meu.

Depois a vida me presenteou com pessoas que eram bem metódicas, suaves e de uma certa forma "lentas". Passei a observar que elas transmitiam serenidade, tranquilidade sem agressividade de tempo, sem a "pressão da pressa". Dava até agonia, às vezes. Porém, observei que a qualidade de vida dessas pessoas era diferente. Elas sabiam respeitar os próprios limites. Tinham a hora certa pra dormir, acordar, comer, estudar, planejar, visitar, executar, telefonar, malhar, e, contudo, parecia que nem tinham tanta coisa assim pra fazer porque o ritmo era suave. Eu ficava perguntando pra mim mesma: como esta pessoa consegue ser tão eficaz e lenta ao mesmo tempo?

Aí de pois de um bom tempo, notei que eu tinha deixado de andar em 120 Km pra andar em 40 Km, 60 Km. Opa! Extremos!

De um lado estava eu e minha velocidade. Do outro estava o outro e a velocidade dele. E em algum lugar ainda estava o "todo", ou seja, o que os outros dizem, o que a mídia diz, o que minha família diz, meus amigos, meu cônjugue, minha igreja, meu líder, meu chefe...aff!

Como encontrar a verdade e o equilíbrio no meio de tanta informação?

Primeiro, tem gente que vai morrer do jeito nasceu e ninguém muda isso, porque a pessoa, por algum motivo, nunca vai mudar, nem pra melhor, nem pra pior. Neste caso, eu devo respeitar o outro. E, se eu for esta pessoa, devo me respeitar, já que não quero mudar.

Segundo, se existe um interesse em atingir o equilíbrio, eu ajudo a encontrar tanto em mim, quanto no outro. Agora, o segredo está na compreensão desse ato, na hora em que ele acontece.

Na prática funciona assim: Quero fazer duas Pós-Graduações, mas não consigo dar conta nem do que já tenho pra fazer!

Extremo: Não faço nenhuma!, ou, Faço as duas e "Deus proverá" o que já tenho pra fazer!

Equilíbrio: Faço uma agora e a outra depois que terminar esta. Organizo meu tempo abrindo mão de alguns ladrões de tempo. E minha qualidade de vida aumentará.

Tem gente que tem várias graduações, pós, mestrado, etc.. e não sabe nem o básico da cada coisa que fez, porque, quando fez, estava envolvido em várias atividades ao mesmo tempo. As pessoas mais profundas e exímias que conheço, faziam uma coisa de cada vez ou até mais coisas de cada vez, de acordo com o tempo que tinham disponível pra determindada atividade.

Precisamos afiar o machado, e não aumentar as horas de trabalho na tentativa de cortar o maior número de árvores possível com o machado "cego".

Mas, se por algum motivo, alguém não quer o equilíbrio, no mínimo deve respeito a quem o quer!

Se andar em 100 Km/h é muito devagar, então assuma o risco de andar em 140, 160 Km/h sem machucar quem está no banco do passageiro, ou nos outros veículos da pista, afinal, não só tem a gente na estrada! Isso se chama MATURIDADE!


" Mas nós, que somos fortes, devemos suportar a fraqueza dos fracos e não agradar a nós mesmos" Rm 15.1.

Amo a cada um de vocês!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Casa de Mãe Joana


A expressão que dá título a esta postagem tem origem na língua portuguesa, e se tornou popular após uma condessa chamada Joana que viveu na epoca da baixa Idade Média fazer de sua vida uma bagunça pública que envolvia imoralidades em geral, incluindo a legalização de bórdeis em uma das cidades onde morou.

Pois é, sou conhecida pelas minha expressões fortes, então aqui está mais uma: o "meio", o "habitat" do povo evangélico virou a casa de mãe Joana. Note que não usei o termo "igreja", nem "corpo" exatamente para evitar que alguém diga que chamei a noiva de Cristo de casa de mãe Joana.

Igreja é igreja. Não tem endereço, nem nome, nem classe social, raça, etc. A Igreja é de Cristo está guardada por Ele, santificada por Ele, separada por Ele. A Igreja, eu diria, é a rede social mais antiga que ainda subsiste aos séculos. Nosso provedor é Deus. Nossa "internet" é o Espírito Santo e nossa língua é estranha pra esse mundo. Quando oramos em qualquer parte do mundo, estamos ligados por essa tecnologia do céu!

Mas o meio evangélico tá contaminado!

O que tem de drogado metido a cantor, pastor...o que tem de pessoas com problemas na área da sexualidade - sem estarem libertos - pregando, cantando, pastoreando... - meu Deus!

É gente sem história, sem igreja, sem pastor que aprendeu a sensibilizar a massa; aprendeu a falar linguas estranhas de "araque"; aprendeu tudo menos que Deus não se deixa escarnacer!

bibliaonline.com.br/acf/gl/6/7-8

Uma vez ouvi a Joyce Meyer dizer: uma coisa é uma pessoa se arrepender de sua vida pecaminosa outra coisa é colocar essa pessoa recém arrependida no altar! Jesus levou trinta anos pra começar seu ministerio, o Ap. Paulo passsou três anos "escondido nas Arábias" pra então passar pela aprovação dos Apóstolos em Jerusalém. Existem casos na Bíblia - como o da mulher samaritana que após seu encontro com Jesus ganhou sua cidade testemunhando - de pessoas "precoces" que pela urgência do Reino, Deus faz tudo numa velocidade maior na vida delas. São as exceções. Raríssimas, e que devem ser analisadas em especial.

Exceções a parte, vamos em frente.

Como alguém que não se libertou da prostituição, da maconha, das bebedices, pode estar a frente de uma multidão representando o povo de Deus e o próprio Deus?

Alguém me ajude a entender o que é que esse povo tá fazendo nos nossos altares? nos nossos eventos? no som do nosso carro, computador, celular?

Que vergonha!

Esses dias uma pessoa querida minha me pediu que colocasse uma pessoa querida dela na programação do Maceió de Joelhos e nossa resposta, como sempre, foi que iríamos orar. Fiquei preocupada com o nome pois quando perguntei a igreja da pessoa ela disse que a "benção" não tinha igreja. Poucos dias depois tomei conhecimento de que trata-se de alguém que ainda nem se libertou das drogas. Que situação!

Minha igreja não é perfeita porque eu também não sou e levo minha imperfeição pra lá, assim como meus outros irmãos, e nem por isso vou ficar de fora da igreja, pastoreando a mim mesma. Jesus Cristo disse: Pedro, tú me amas? então, apascenta as minhas ovelhas! Jesus não disse: me adore, levante as mãos, chore...Ele disse: cuide do meu povo! Veja como a igreja é importante pra Jesus! Digo mais, nem a igreja de Jerusalém era perfeita!

Quer enrolar amassa, enrole! Mas eu faço parte dos 7 mil. Ninguém me enrola com música bonita (quando é bonita), lágrimas ( até sinceras), nem com grito, línguas estranhas....eu quero história, raízes, preço!

Esse povo que gosta de queimar etapa e não sabe ficar sentado no banco da igreja pra aprender e ser servo, não merece púlpito de nenhuma igreja séria!

E pra quem estiver lendo e pensando que Sarah Farias é só um rostinho bonitinho gospel tentando ser certinha, vai conhecer minha história! Minhas músicas são Bíblia, Bíblia e Bíblia! Tenho respaldo pra denunciar lobo em pele de cordeiro querendo aparecer e brincar de ser crente!

Gosto de música boa, de unção, de grito, de silêncio, de glória, de lágrimas, de línguas estranhas, de alegria, de palmas, etc. Mas tudo isso sem vida, sem história, sem sem libertação, sem preço é lixo gospel!

Me poupe!
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Gálatas 6:7-8
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Gálatas 6:7-8


Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Gálatas 6:7-8


Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Gálatas 6:7-8
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Gálatas 6:7-8